2º turno define vereadores jovens da edição 2017 do PJ

por Câmara Municipal de Palmeira publicado 24/02/2017 09h10, última modificação 15/03/2017 12h19
Evento definiu os vereadores jovens e suplentes da edição 2017 do Parlamento Jovem.

A Câmara Municipal de Palmeira realizou na tarde desta quinta-feira (23), o segundo turno das eleições, da quarta edição do programa Parlamento Jovem. O evento contou com a presença de diretores, professores e pedagogos de escolas estaduais e particulares do município, além de pais e amigos dos candidatos às nove cadeiras do programa de politização da Casa. A banca julgadora foi composta por vereadores e servidores efetivos da Casa.

Cada um dos 16 jovens participantes teve de 2 a 5 minutos para explanar sobre o tema: “Porque quero ser um parlamentar jovem?, e os discursos foram avaliados por uma banca composta por vereadores que atribuíram notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparão as nove cadeiras da quarta turma do Parlamento Jovem.

Para garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos, todos discursaram vestidos com a camiseta do Parlamento Jovem e não puderam falar o próprio nome, a escola que representam, a comunidade que residem ou que em seus mandatos mais prestigiarão as comunidades do campo ou da cidade.

Segundo Vanessa Albano, coordenadora do Programa, no 2º turno da eleição do ano passado, o Parlamento Jovem de Palmeira recebeu a visita de servidores da Câmara Municipal de Tibagi, que hoje já está com o programa de politização em funcionamento. ‘ Os servidores vieram conhecer sobre o funcionamento da iniciativa palmeirense receberam informações sobre o modelo implantado em Palmeira e tiveram acesso aos dados das edições anteriores, e com isso percebemos que iniciativas de politizar e inserir a juventude no cenário político municipal ganha força nos Campos Gerais. Certamente é um motivo de orgulho para a Câmara de Palmeira ser novamente referência para outro município. Continuaremos auxiliando e incentivando outras câmaras que nos procurarem”, comenta Vanessa.

A coordenadora do Parlamento Jovem salienta ainda que no 2º turno da eleição a disputa foi acirrada com diferenças muito pequenas na pontuação dos candidatos. Vanessa ressalta que os parlamentares jovens terão a oportunidade de repensar o município e propor soluções para demandas locais, através dos projetos de lei, além de assessorar a Câmara em mapear e comunicar ao Poder Executivo as necessidades das comunidades.

Confira abaixo a colocação e as médias de cada um dos eleitos no segundo turno:

1º  Danielly Wurmli – Colégio São Judas Tadeu  - 9,472

2º  Isabela Mores Furmam  - Colégio Sagrada Família -  9,444

3º  Lívia Sanson -  Escola Bom Jesus do Monte – 9, 044

4º  Jaqueline do Valle dos Santos -  Colégio Amadeu Mario Margraf  - 9,006

5º  Sara Edueelynn dos S. Machado – Colégio Estadual Fritz Kliewer – 8,894

6º  Mateus Mayer – Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas – 8,650

7º  Priscila de Castro Souza – Colégio Estadual do Campo Pinheiral de Baixo – 8,528

8º  Pâmela Maria Stanski da Luz – Escola Realeza – 8,500

9º  Alisson Eduardo B. Júnior – Escola Estadual de Quero-Quero – 8,439

Os suplentes assumem caso algum dos eleitos desistam ou descumpram o Regimento Interno do Programa estabelece que os suplentes deverão, juntamente com os vereadores jovens, participar de um minicurso oferecido pela Câmara no dia 14 de março.

Suplentes por ordem alfabética:

Ana Caroline Envangelista Rigoni

Christian W. Guimarães.

Evelyn da Luz Oliveira

Kethlyn Ribas Miranda

Otávio Czelusniak

Vitor Ostvald

No dia 09 de março acontece a Sessão Solene de Posse dos nove eleitos nas duas etapas e apresentação dos vereadores suplentes. Durante o ano de 2017, os vereadores juniores terão a oportunidade de conhecer mais do funcionamento do Poder Legislativo, bem como, propor sugestões para o futuro de Palmeira.