CÂMARA MUNICIPAL INICIA ATIVIDADES DO PARLAMENTO JOVEM PARA 2018

por Ivano publicado 19/02/2018 13h31, última modificação 19/02/2018 13h31

A Câmara Municipal de Palmeira deu início nesta segunda feira (19) ao cronograma de atividades previstas para o ano de 2018 do Programa Parlamento Jovem. Entre 19 de fevereiro a 08 de março, a divulgação do programa será feita para os estudantes, nas salas de aulas, visando estimular candidaturas para a eleição dos representantes de cada estabelecimento.

Alunos interessados em candidatar-se devem confirmar a intenção no dia 08 de março para que possam ser votados na eleição, que acontece no dia 13 e vai indicar um representante de cada escola ou colégio para participar da entrevista de seleção, no dia 15, perante uma banca, na Câmara Municipal. Nesta ocasião serão definidos os nove vereadores jovens titulares e os respectivos suplentes. A posse está prevista para o dia 20 de março, em sessão solene do PJ.

Após a posse, os vereadores jovens participam de curso e recebem orientações dos vereadores ‘padrinhos’, assim como elaborarão proposições e analisarão as propostas apresentadas em reuniões de comissões permanentes do programa. Estas proposições serão votadas nas sessões ordinárias do PJ, sendo que a primeira delas está programada para acontecer no dia 29. As demais serão realizadas sempre na última quinta-feira de cada mês.

Requisitos

Para ser candidato na eleição do Parlamento Jovem, o estudante deve estar regularmente matriculado entre o 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio. O candidato a vereador jovem deve ter menos de 18 anos na data de inscrição, segundo preveem as normas instituídas pela Câmara Municipal.

Da eleição, como votantes obrigatórios participam todos os estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Professores e integrantes de equipes pedagógicas são eleitores facultativos. Cada escola ou colégio elegerá um representante e, em caso de candidato único, ele deverá obter pelo menos 51% dos votos registrados na instituição escolar.

A segunda e última fase da seleção será feita por uma banca de avaliação formada por vereadores, os quais podem ser substituídos por servidores da Câmara. Cada representante de escola ou colégio terá de 2 a 5 minutos para explanar oralmente sobre os motivos pelos quais deseja ser um vereador jovem.

É proibido ao candidato comparecer na segunda fase com o uniforme da escola que representa ou utilizar-se de qualquer outro meio, mesmo que indireto, para fazer tal associação, sob pena de desclassificação. É vedado aos participantes, durante a execução da segunda fase, fazer menção ao próprio nome e sobrenome, à comunidade em que reside, ao fato de residir na zona rural ou na zona urbana e também à escola que representa.