Câmara realizou Sessão Ordinária de Aniversário

por Ivano publicado 06/04/2017 14h35, última modificação 06/04/2017 14h35
Sessão Ordinária comemorativa

Na última terça feira (04), em homenagem ao aniversário de 198 anos de Palmeira, a Câmara de Vereadores realizou, de forma inédita na História do Poder Legislativo,  Sessão Ordinária nos moldes de uma sessão solene. 

A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro, e encerrada com a execução do belíssimo Hino do Município de Palmeira. 

Referenciando a data de 7 de Abril, ocuparam a tribuna e usaram da palavra os vereadores Marcos Ribas (Palmeira 198 anos), João Alberto Ferreira da Costa (Palmeira 198 anos) e Pastor Anselmo H. Osório (Querida Palmeira). 

Vereador Marcos Ribas saudou os Srs. Vereadores, demais presentes e os que acompanham através da rede social e disse utilizar a tribuna com muita alegria pela presença de vários munícipes. Ressaltou ser o Poder Legislativo o mais importante, pois é o poder que aprova as leis. Parabenizou o Vereador Denis, e como líder do Prefeito disse que entrará em contato com o Secretário de Saúde para regularizar a situação comentada pelo Vereador. Com relação aos 198 anos de Palmeira, disse que no distante 07 de abril de 1819 aconteceu a doação das terras que deram origem a Palmeira. Perguntou alguém vivendo naquela época poderia imaginar o que aconteceria naquele então ermo povoado, duzentos anos depois? O mesmo podemos supor hoje sobre alguém antever o que poderá acontecer neste mesmo lugar daqui a duzentos anos. Hoje vivendo o limiar dos duzentos anos de Palmeira, contabilizarmos conquistas e progressos. Ao mesmo tempo são apresentados desafios para serem superados. Desafios dos mais variados. Nossa missão é vencer todos eles, e garantir às futuras gerações uma vida melhor do que esta que vivemos hoje com condições melhores em todos os sentidos. Disse que voltando ao passado é praticamente impossível imaginar como pensavam os que no início do século XIX, viviam da criação de gado, duzentos anos à frente. Provavelmente não imaginavam que então aquela freguesia iria desenvolver. Em quase duzentos anos as conquistas foram acontecendo, e novos desafios devem proporcionar novas conquistas. Assim faz-se a jornada dos homens e mulheres que contribuem no seu dia a dia para o desenvolvimento do lugar onde vivem e trabalham. Assim fez-se em Palmeira, onde o povo trabalhador implementou transformação, cujos resultados podemos sentir concretamente. Hoje Palmeira apresenta-se com ares de modernidade, com ritmo de progresso com melhor qualidade de vida. Palmeira no limiar dos duzentos anos é completamente diferente daquela que celebrou seu primeiro centenário em 1919, e até mesmo da Palmeira de vinte anos atrás sendo a atual bem diferente. Portanto para que o desenvolvimento e as conquistas possam ser mensurados e registrados, devemos estar sintonizados com a história para entender o passado e dele tirar lições para construir o futuro. Disse que hoje podemos fazer um balanço sobre o que e como se conseguiu avançar, projetar o futuro, mesmo que de forma restrita àquilo que conhecemos, mas preparados para seguirmos adiante, cada vez mais e melhor. Parabenizou Palmeira pelos seus 198 anos, aos palmeirenses que estão construindo uma Palmeira melhor para comemorar seu bicentenário. 

Vereador João Alberto saudou os Srs. Vereadores, demais presentes e os que acompanham através da rede social e disse estarem numa semana festiva do aniversário de Palmeira. Lembrou de frase que diz que na vida da gente só existe um caminho, mas a maioria perturbada ainda duvida, deixando para os outros, não lutando no momento adequado e depois amargando os prejuízos. Disse que antes de falar sobre o aniversário iria abordar sobre a reforma previdência. Disse que não podem admitir que um governo fraco, desmoralizado e assentado na corrupção. Disse não ter havido as diretas já em 1980, tendo sido os senadores escolhidos o Presidente Sarney. E desde lá se instalou toda esta roubalheira, e agora este governo não pode cobrar uma conta dos trabalhadores. Citou a instituição dos Fundos de Previdência forçados por lei. Citando o Fundo de Previdência de Palmeira que tem recursos e sem problemas para pagar seus aposentados. Citou diversas empresas instituições até mesmo do governo que devem milhões à previdência. Disse ser importante cobrar dos deputados federais a não aprovação desta reforma. Voltando ao aniversário de Palmeira, citou frase de Ernesto Guevara que diz que um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la. Ressaltou que só o ser humano consegue produzir fenômenos. Ressaltou que sem a história teríamos que estar sempre recomeçando. Disse que Palmeira nestes 198 anos nos dá uma grande história e gama de conhecimentos. Citou vários nomes de pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de Palmeira. Parabenizou Palmeira e pediu as bênçãos de Deus ao Município. 

O Presidente Vereador Pastor Anselmo passou à Presidência ao Vice, Vereador Domingos Everaldo, e usando da palavra saudou os Srs. Vereadores, demais presentes e os que acompanham através da rede social e disse que preparando seu discurso lembrou de vários nomes, os quais não irá citar em razão de que o Vereador João Alberto já citou. Iniciou seu discurso dizendo a Honra e Glória a Deus, por Palmeira existir. Conclamou seus pares que nestes quatro anos seguintes tornem esta Palmeira mais gloriosa, legislando e representando o povo. Citou a frase que consta no Brasão do Município. Palmeira, Finis Coronate Opus. Disse que com certeza a maioria dos que aqui vivem e trabalham, principalmente nas repartições públicas seria e é uma obrigação traduzir esta frase. Que já viram e leram esta frase. No entanto devem se perguntar: o que quer dizer isto? Informou que o significado é O fim Coroa a Obra. Disse para que Palmeira nascesse, primeiro os tropeiros e as tropas passaram por aqui viajando rumo a Sorocaba – São Paulo. Que em 07 abril de 1819 o vigário Antônio Duarte dos passos recebeu do Tenente Manoel José de Araújo, o terreno para edificar uma nova matriz dos campos gerais, hoje a igreja matriz de Palmeira. Em 15 de fevereiro de 1870,  Palmeira tornou-se município. Esta foi a obra, doar as terras, porém o fim, era acolher os povos que por ali moravam e os outros tantos que por aqui passariam, se encantariam e por aqui ficariam. Lançando raízes profundas fazendo assim vicejar a Palmeira pujante que hoje temos e cada vez mais se fortalece, é o que esperamos para o futuro próximo. Em 1878 chegam os primeiros imigrantes, os Russos Alemães. Em 1888 os Poloneses. Em 1890 os Italianos Anarquistas. Em 1951 Alemães Menonitas.  Em 1958 os Russos Brancos. Em 1978 os Sírios-Libaneses e Japoneses. Todos com seu ímpeto de vencer através de muito trabalho e dedicação e com todo o conhecimento que traziam de sua terra natal para implantar aqui novas culturas, conhecimento e agricultura. Podemos então dizer seguramente que o povo palmeirense é formado por várias etnias, em sua maioria por descendentes de europeus. Hoje somos o que somos, a obra foi coroada de êxito sucesso e pujança. Uma ação, que quem sabe na época não tenha causado impressão a ninguém doar as terras, mas hoje após 198 anos é uma obra brilhante no Estado do Paraná, é a Cidade Clima do Brasil. Foi e é também um berço encantado de onde se levantaram pessoas importantíssimas que deram sua contribuição no cenário municipal, estadual e nacional. Enfim, querida Palmeira nos seus 198 anos de lutas e vitórias que posso dizer de ti, para ti e para seu povo? Recitou o poema romântico de Antônio Gonçalves Dias, com o título: “Canção do Exilado”, escrita em julho de 1843, quando cursava a faculdade de direito em Coimbra, e sentia-se no exílio físico e geográfico. Parabenizou Palmeira e seus palmeirenses, dizendo Palmeira, Finis Coronate Opus. O Fim Coroa a Obra.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Palmeira, Vereador Pastor Anselmo, a homenagem da Câmara é um reconhecimento e também respeito pela história do município em que vivemos.