Vereadores juniores da turma 2017 tomam posse

por Câmara Municipal de Palmeira publicado 10/03/2017 10h10, última modificação 15/03/2017 12h24
Vereadores jovens também elegeram a mesa diretora, com mandato de um semestre.

Nesta quinta-feira (09), na Câmara Municipal, foram empossados os nove vereadores jovens do município. Os estudantes seguiram o protocolo regimental da Casa de Leis na solenidade de posse, como na eleição da mesa diretiva do Parlamento. Os PJs empossados receberam um brinde do Programa Jovem Senador, do Senado Federal.

Sara Edueelynn dos Santos assumiu a presidência da sessão por ser a vereadora eleita com maior idade. Para ela coube a missão de fazer a abertura dos trabalhos na sessão solene de posse. Cada um dos vereadores jovens tomaram seus assentos nas cadeiras que ocuparão durante as sessões mensais do Parlamento. A quarta turma de vereadores jovens de Palmeira foram diplomados pelo presidente da Casa, Anselmo Heimbecher Osório.

A vereadora jovem Danielly Würmli discursou em nome de todos os eleitos, e disse que os Parlamento Jovem irá proporcionar para os participantes um maior conhecimento, despertar lideranças, além de torna-los mais participativos na vida pública “acredito que o parlamento jovem proporcionará a nós, jovens uma chance de ser mais participativos na vida pública e ser mais atuantes e críticos em nossa vida social, além de despertar lideranças.” disse Danielly.

Em discurso, Anselmo comentou que a juventude tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da nossa sociedade, por isso, nada mais justo ter um espaço na Câmara Municipal. Segundo ele, o vereador tem o dever de incentivar a juventude a propor soluções e a participar do processo político efetivamente. “No município de Palmeira podemos notar que os jovens estão realmente interessados na política, a prova disso é a participação desses jovens no programa parlamento jovem. A proposta de programa de politização e participação política desenvolvida pela Câmara de Palmeira pretende que pelo menos 09 jovens saibam na prática e de forma aprofundada as funções do poder legislativo em um município e o que faz um vereador”, disse Anselmo.

O ex-vereador Mario Wieczorek e atual secretário municipal de assistência social comentou que o Parlamento Jovem foi de sua iniciativa, porém após apresentado o projeto, ele não é mais do vereador, mas sim da Câmara Municipal de Palmeira, disse estar satisfeito com a repercussão do Parlamento Jovem.

“Várias outras cidades estão copiando esta ideia, e se estão implantando o Parlamento Jovem nas suas cidades é porque é uma ideia boa de escola de cidadania e politização. Algumas cidades já implantarão, outras entraram em contato solicitando informações sobre o programa, devemos nos orgulhar, pois este programa já foi merecedor de prêmios, um deles o Fórum Mundial da Educação, onde dez países estavam participando e o Parlamento Jovem era o único projeto político de educação, como também já foi reconhecido  pelo  Senado Federal, Câmara dos Deputados e  Assembleia Legislativa do Paraná.”

Junto com a diplomação, os jovens foram contemplados com um kit com um caderno, uma caderneta, um bloco de anotações do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. “Estes brindes, enviados pela equipe do Programa Jovem Senador, especialmente para a posse, reafirma a parceria da Câmara de Palmeira com o Senado Federal no compromisso de politizar a juventude”, aponta a Coordenadora do programa Parlamento Jovem, Karina Vanessa Albano.

Após a cerimônia de posse, aconteceu a eleição da mesa diretiva do Parlamento Jovem. Fora do plenário, os jovens se reuniram e formaram duas chapas, uma delas composta por Pamela Maria Stanski da Luz como presidente, Sara Edueelynn dos Santos como vice-presidente, Mateus Mayer como 1º secretário e Lívia Sanson como 2ª secretária. Na outra chapa, a nº 2 foram inscritos para presidente a estudante Isabela Mores Furmam, vice-presidente Danielly Wurmli, 1ª secretaria Priscila de Castro Souza e na 2ª secretaria Jaqueline Valle dos Santos. A chapa nº 1 foi a vencedora com cinco votos contra quatro da outra chapa.

No dia 14 de março todos os 15 eleitos nas escolas (vereadores jovens e suplentes) se reúnem na Câmara Municipal para um curso em que será abordado o funcionamento do Legislativo Municipal entre outras informações pertinentes que serão usadas no decorrer do mandato pelos jovens nas demais sessões de 2016. A primeira sessão deliberativa do Parlamento Jovem acontece dia 30 de março.