2º turno define vereadores jovens da edição 2017 do PJ
A Câmara Municipal de Palmeira realizou na tarde desta quinta-feira (23), o segundo turno das eleições, da quarta edição do programa Parlamento Jovem. O evento contou com a presença de diretores, professores e pedagogos de escolas estaduais e particulares do município, além de pais e amigos dos candidatos às nove cadeiras do programa de politização da Casa. A banca julgadora foi composta por vereadores e servidores efetivos da Casa.
Cada um dos 16 jovens participantes teve de 2 a 5 minutos para explanar sobre o tema: “Porque quero ser um parlamentar jovem?, e os discursos foram avaliados por uma banca composta por vereadores que atribuíram notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparão as nove cadeiras da quarta turma do Parlamento Jovem.
Para garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos, todos discursaram vestidos com a camiseta do Parlamento Jovem e não puderam falar o próprio nome, a escola que representam, a comunidade que residem ou que em seus mandatos mais prestigiarão as comunidades do campo ou da cidade.
Segundo Vanessa Albano, coordenadora do Programa, no 2º turno da eleição do ano passado, o Parlamento Jovem de Palmeira recebeu a visita de servidores da Câmara Municipal de Tibagi, que hoje já está com o programa de politização em funcionamento. ‘ Os servidores vieram conhecer sobre o funcionamento da iniciativa palmeirense receberam informações sobre o modelo implantado em Palmeira e tiveram acesso aos dados das edições anteriores, e com isso percebemos que iniciativas de politizar e inserir a juventude no cenário político municipal ganha força nos Campos Gerais. Certamente é um motivo de orgulho para a Câmara de Palmeira ser novamente referência para outro município. Continuaremos auxiliando e incentivando outras câmaras que nos procurarem”, comenta Vanessa.
A coordenadora do Parlamento Jovem salienta ainda que no 2º turno da eleição a disputa foi acirrada com diferenças muito pequenas na pontuação dos candidatos. Vanessa ressalta que os parlamentares jovens terão a oportunidade de repensar o município e propor soluções para demandas locais, através dos projetos de lei, além de assessorar a Câmara em mapear e comunicar ao Poder Executivo as necessidades das comunidades.
Confira abaixo a colocação e as médias de cada um dos eleitos no segundo turno:
1º Danielly Wurmli – Colégio São Judas Tadeu - 9,472
2º Isabela Mores Furmam - Colégio Sagrada Família - 9,444
3º Lívia Sanson - Escola Bom Jesus do Monte – 9, 044
4º Jaqueline do Valle dos Santos - Colégio Amadeu Mario Margraf - 9,006
5º Sara Edueelynn dos S. Machado – Colégio Estadual Fritz Kliewer – 8,894
6º Mateus Mayer – Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas – 8,650
7º Priscila de Castro Souza – Colégio Estadual do Campo Pinheiral de Baixo – 8,528
8º Pâmela Maria Stanski da Luz – Escola Realeza – 8,500
9º Alisson Eduardo B. Júnior – Escola Estadual de Quero-Quero – 8,439
Os suplentes assumem caso algum dos eleitos desistam ou descumpram o Regimento Interno do Programa estabelece que os suplentes deverão, juntamente com os vereadores jovens, participar de um minicurso oferecido pela Câmara no dia 14 de março.
Suplentes por ordem alfabética:
Ana Caroline Envangelista Rigoni
Christian W. Guimarães.
Evelyn da Luz Oliveira
Kethlyn Ribas Miranda
Otávio Czelusniak
Vitor Ostvald
No dia 09 de março acontece a Sessão Solene de Posse dos nove eleitos nas duas etapas e apresentação dos vereadores suplentes. Durante o ano de 2017, os vereadores juniores terão a oportunidade de conhecer mais do funcionamento do Poder Legislativo, bem como, propor sugestões para o futuro de Palmeira.