Armando Carlos Durski é homenageado com Moção de Aplausos

por Ivano publicado 04/08/2021 12h31, última modificação 04/08/2021 12h31

Os vereadores de Palmeira, no uso das suas atribuições legais, tendo a iniciativa do Presidente do Legislativo vereador Egon Krambeck com o apoio dos demais senhores Vereadores, apresentaram Moção de Aplausos à ARMANDO CARLOS DURSKI pela busca e pesquisa de documentos, impressos e fotos, para o resgate da memória de Palmeira.

Armando Carlos Durski nascido na Vila Velha (Fazenda Lagoa Dourada), município de Ponta Grossa, em 13 de março de 1928. Filho de Estefano Durski (nascido em Palmeira em 1894) e Suzana Lisacks Durski (nascida em Ponta Grossa em 1898). Casou-se com Alair Maidl, e teve o filho Carlos Armando Durski (nascido em Palmeira em 1958).

Armando, funcionário da Caixa Econômica, foi transferido de Londrina para a agência de Palmeira, onde permaneceu por 18 anos, de 1952 a 1970, quando foi transferido para Ponta Grossa.

Esportista nato, enquanto sua permanência em Palmeira, jogou nos anos de 1955, 1956 e 1957 pela JAP – Juventude Atlética Palmeirense. No final de 1957 ingressou no Ypiranga Futebol Clube, participando das conquistas do Pentacampeonato da Liga Regional de Futebol de Palmeira (1957, 1958, 1959, 1960 e 1961). Permaneceu no Ypiranga até o ano de 1970.

Tesoureiro e Contador da Agência da Caixa Econômica Federal de Palmeira, substituindo o Gerente por motivo de férias, Armando, em 06 de dezembro de 1958 foi protagonista e junto com Luiz Macedo Sobrinho (Lica) foi um dos principais responsáveis por evitar um assalto na agência localizada na rua XV de Novembro, sendo fundamental na captura do assaltante.

No ano de 1971 foi transferido para a agência de Ponta Grossa, onde assumiu a subgerência até 1972, sendo novamente transferido para a agência de Curitiba onde se aposentou em 1986.

Armando Carlos Durski, durante os 18 anos que residiu em Palmeira, conquistou muitas amizades, constituiu família, e angariou muito amor por nossa cidade.

Após a sua aposentadoria em 1986, iniciou um trabalho de resgate das histórias, e Palmeira foi contemplada em boa parte do seu trabalho.

No dia 11 de dezembro de 2012, por intermédio do então vereador Ivano Cherobim, fez a entrega para o acervo histórico desta Câmara de Vereadores, de parte do trabalho realizado, de resgate da memória do Esporte Palmeirense. Este trabalho foi composto de oito volumes:

Pinheiral Sport Clube;

Juventude Atlética Palmeirense;

Formiga – Pedro Albuquerque – Grande craque de Palmeira;

Futebol Palmeira;

Liga de Futebol de Palmeira – Torneio início - 1958;

Pentacampeão - Ypiranga Futebol Clube;

Ypiranga Futebol Clube – 90 anos de glória;

JAP – Juventude Atlética Palmeirense – 1ª competição de provas de natação – 1965.

Armando Carlos Durski, um historiador que busca resgatar a memória, e pela sua dedicação incessante na pesquisa de documentos, impressos e fotos da Palmeira, merece os aplausos do Povo de Palmeira.

A Moção de Aplausos, assinada por todos os vereadores, foi lida no expediente da 27ª Sessão Ordinária que aconteceu na terça feira (03/08), a qual será encaminhada ao homenageado, que hoje reside em Curitiba.