Câmara Municipal de Palmeira recebe membros do Observatório Social

por Ivano publicado 14/07/2021 10h39, última modificação 14/07/2021 10h39

Nesta terça-feira (13), membros do Observatório Social do Brasil de Palmeira (OSB) estiveram reunidos com os vereadores. O objetivo foi explanar sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização, e para que unidos possam fiscalizar, legislar e julgar.

A apresentação ficou por conta de Ney da Nobrega Ribas, que hoje ocupa o cargo de Gestor da Força Tarefa Cidadã e membro nato do Conselho Superior do Sistema Observatório Social do Brasil.

Ney disse ainda que o Observatório Social é um projeto que nasceu no Paraná e hoje está sendo disseminado em todo o Brasil, e que surgiu pelo motivo de que na calada da noite o dinheiro do imposto era desviado das fontes que deveriam ser aplicados.

OBS é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública, prezando pela Ética e Transparência na Administração Pública, e ainda pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social do Brasil prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Em Palmeira o OBS tem a coordenação do empresário Luciano Ferreira.

No final do encontro, o vereador Egon Krambeck, Presidente da Câmara Municipal, disse que com relação à participação das empresas de Palmeira nos processos de licitação, que já tiveram contato com a Associação Comercial, e que é uma preocupação, tanto da Administração Municipal como também da própria câmara, e que algumas medidas já foram tomadas.

Encerrando sua fala, Egon além de agradecer a presença dos integrantes do Observatório Social, disse que todos, tem uma grande e boa vontade de fazer uma administração totalmente transparente.

A íntegra desse encontro está à disposição dos interessados no site www.palmeira.pr.leg.br (TV CÂMARA).