Ouviteen e Parlamento Jovem

por Ivano publicado 25/05/2023 09h36, última modificação 25/05/2023 09h36

Nesta terça-feira (23), no Plenário da Câmara Municipal, ocorreu a abertura do Projeto Ouviteen, uma iniciativa que une a Ouvidoria do SUS em parceria com o Programa Parlamento Jovem em prol de melhorias no atendimento de saúde em Palmeira.

O evento contou com as presenças da Ouvidora do SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira, a Assistente Social Cristina Rocha Mezzadri, da Ouvidora da 3ª Regional de Saúde Dirce Maria Bahls, da Coordenadora do Parlamento Jovem Vanessa Albano e do Ouvidor do TCE PR Dr. Patrick Machado.

A parceria será realizada durante três meses, sendo que nesse mês de maio ocorreu a abertura do projeto e a realização de palestra com Cristina Rocha Mezzadri sobre o papel do ouvidor em nosso município e as funções desempenhas na ouvidoria. Já no mês de junho, os parlamentares jovens realizarão a 4º sessão ordinária toda direcionada às questões sobre a saúde do nosso município, e no mês de julho os jovens levaram suas reivindicações aprovadas em plenário para uma roda de conversas com a Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Ferreira Marques, e na ocasião será empossado o Ouvidor do Parlamento Jovem, que terá a incumbência de levar todas as sugestões e questionamentos do Parlamento Jovem para à Secretaria Municipal de Saúde até dezembro deste ano.

A Projeto Ouviteen visa estimular os jovens em ações especificas de auditoria, monitoramento e ouvidoria, de modo que contribuam para a formação da cidadania ativa, promovendo a difusão de conhecimentos e de práticas de participação e de controle social na saúde.  Além disso, a parceria com o parlamento jovem busca oportunizar o acesso a mecanismos democráticos de participação da população, para contribuir com melhorias na saúde e para ampliação e consolidação de ações que visem o bem da população palmeirense.

Também estiveram presentes prestigiando o evento, o Prefeito Municipal Sérgio Belich, a Secretaria Municipal de Saúde Ana Paula Ferreira Marques, o Procurador Geral do Município Carlos Eduardo Rocha Mezzadri, o Presidente da Câmara de Vereadores Odair Sanson Júnior, a Controladora Geral do Município Keitry Kellen Swiech Gabardo, os vereadores Egon Kambreck e Joslei Sequineli, e os diretores da Santa Casa de Misericórdia Cristian Gabardo e Moacir Aparecido dos Santos.