PARLAMENTO JOVEM DE PALMEIRA É APRESENTADO NO LANÇAMENTO DA CARTILHA "GUIA PRÁTICO PARA IMPLEMENTAR PARLAMENTOS JOVENS EM CÂMARAS MUNICIPAIS NO PARANÁ"

por Ivano publicado 07/11/2024 16h24, última modificação 07/11/2024 16h24

No dia 5 de novembro, a coordenadora do Parlamento Jovem de Palmeira, Vanessa Albano, apresentou o programa durante o lançamento do “Guia Prático para Implementar Parlamentos Jovens em Câmaras Municipais no Paraná”, realizado no Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. O guia foi elaborado por Edson Gil Santos Jr., que abordou as estratégias para implementar Parlamentos Jovens nos municípios paranaenses, destacando o valor de formar lideranças e engajar os jovens no processo de tomada de decisão. 

Em sua apresentação, Vanessa destacou as iniciativas e os resultados alcançados em Palmeira, enfatizando a importância do Parlamento Jovem para o fortalecimento da cidadania e a formação de jovens líderes no município. Segundo a coordenadora, “Foi uma grande honra participar do evento na Assembleia Legislativa do Paraná, onde tivemos a oportunidade de prestigiar o lançamento da cartilha e tive o prazer de ministrar a palestra sobre a metodologia educacional do programa Parlamento Jovem de Palmeira, que tem se consolidado como um modelo de sucesso e referência para outros municípios”.

Durante a apresentação, a Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Palmeira, Márcia Regina Wansovicz, foi convidada a destacar a importância da parceria entre o Parlamento Jovem e o programa Cidades Educadoras. Ela enfatizou como essa colaboração tem sido essencial para aprofundar a compreensão dos princípios da Carta das Cidades Educadoras.

Logo após, a Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Palmeira, Kárita Valle, teve a oportunidade de apresentar o projeto Ouviteen, uma parceria inovadora entre a Ouvidoria do SUS e o Parlamento Jovem. O projeto visa dar voz aos jovens nas discussões sobre saúde pública, incentivando uma participação cidadã mais ativa e engajada nas políticas de saúde do município.

O evento ainda contou com palestras de Jane Terezinha Scimeoni, da Câmara Municipal de Cascavel, Laís Bastos da Silva, da Câmara de São José dos Pinhais, e Joaquim Francisco dos Santos Neto, da Câmara de Maringá, que compartilharam as experiências e os desafios enfrentados em seus municípios na implementação do programa de politização de jovens.

Além disso, o evento contou com a presença do Desembargador Eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, do TRE-PR, que enfatizou a colaboração com o projeto ao introduzir simulações eleitorais e palestras sobre segurança no processo eleitoral, ampliando o aprendizado e engajamento dos jovens na política.