PARLAMENTO JOVEM DE PALMEIRA REALIZA VISITA AOS PARLAMENTARES JOVENS DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

por Ivano publicado 10/06/2024 14h08, última modificação 10/06/2024 14h08

Na última sexta-feira (07/06) o Parlamento Jovem de Palmeira realizou visita à Câmara Municipal de São José dos Pinhais, com o intuito de realizar troca experiências com os jovens que participam do programa de politização daquele município.

No período da manhã os vereadores jovens foram recepcionados no plenarinho pelo Presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais Allax Siqueira, Vice-Presidente Samuel Pinheiro, vereador Luiz Monteiro e equipe da Escola da Cidadania. Após a recepção tiveram a oportunidade de realizar uma troca de experiência antes de assistirem a realização da última sessão ordinária do Parlamento Jovem de São José dos Pinhais, onde o Parlamentar Jovem Nicolas Janzen representou o PJ de Palmeira na tribuna, e destacou que “Jovens na política representam a voz da mudança, da inovação e da esperança por um amanhã melhor, o que nos falta em experiência, nos sobra em vontade de aprender e propor mudanças inovadoras.”

Os jovens palmeirenses foram acompanhados pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Palmeira Joslei Sequineli, pela coordenadora do Parlamento Jovem Vanessa Albano e pelo assessor de projetos Lucas Mateus Lopes Santana.

Guiados pelas coordenadoras do Parlamento Jovem de São José dos Pinhais e toda sua equipe, no período da tarde realizaram visita cultural, que incluiu a Secretaria Municipal da Cultura, a Catedral Diocesana e a Biblioteca Municipal Sharffenberg de Quadros, onde tiveram um bate-papo com a historiadora são-joseense Maria Angélica Marochi.

Para a coordenadora Vanessa Albano, o encontro serviu para trazer ideias de transformação e aprimoramento para o Programa: “O encontro entre os jovens dos programas de politização foi de extrema importância para aumentar o conhecimento sobre o Poder Legislativo, e para as coordenadoras serviu para trocar ideias de atividades realizadas nos programas que possuem o mesmo intuito, porém com formatos diferentes”.

Além da metodologia baseada no ensinamento de realização de proposição (indicação, requerimento e Projeto de Lei) o Programa Parlamento Jovem oportuniza aos jovens terem conhecimentos sobre o funcionamento do Poder Legislativo e noções básicas das funções do Poder Executivo.

No dia 27 de junho, os jovens parlamentares da cidade de São José dos Pinhais estarão retribuindo a visita, e na oportunidade estarão acompanhando a realização da 4ª sessão ordinária e a eleição da nova Mesa Diretiva do PJ.