Parlamento Jovem de Palmeira visita a Câmara Municipal de São José dos Pinhais

por mariane — publicado 23/10/2019 10h54, última modificação 23/10/2019 10h54

Nesta segunda-feira (21), o Programa Parlamento Jovem visitou a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, com o intuito de trocar experiências com os jovens que participam do programa de politização naquele município. Os objetivos da implantação do programa foi de proporcionar a circulação de informações nos colégios sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara, possibilitando aos alunos o acesso e conhecimento do trabalho dos vereadores, além de proposições apresentadas no legislativo em prol da comunidade e favorecer a discussão e reflexão dos programas da cidade que afetam a população. No Regimento interno do Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Palmeira, consta a realização de visita em outra Câmara Municipal que tenha implantado o mesmo projeto.

Os jovens palmeirenses foram recepcionados pelo Presidente da Câmara Municipal Vereador Assis Manoel Pereira, e posteriormente, tiveram a oportunidade de assistirem a penúltima sessão do Programa Parlamento Jovem, sendo que na ocasião, a Presidente do Parlamento Jovem Palmeirense Estefani Eurich, convidada a compor a mesa. Foi concedida a palavra ao Presidente do Legislativo Palmeirense Vereador Domingos Everaldo Kuhn, o qual manifestou: “É uma alegria estar na Câmara de São José dos Pinhais juntamente com os alunos do programa Parlamento Jovem, conhecendo as propostas de trabalho destes jovens em prol da comunidade São-Joseenses, e ainda é uma honra poder conhecer jovens entusiasmados com a política”.

A troca de conhecimento entre os parlamentares jovens contribui para o discernimento acerca do Poder Legislativo. Para a coordenadora Vanessa Albano o encontro serviu para trazer ideias de transformação e aprimoramento para o Programa: “O encontro foi de extrema importância para os nossos jovens para aumentar o conhecimento sobre o Poder Legislativo, e para as coordenadoras serviu para trocar ideias de atividades realizadas nos programas que possuem o mesmo intuito, porém com formatos diferentes”, afirmou a coordenadora.

À tarde, os parlamentares tiveram a oportunidade de visitarem os Museus Atílio Rocco e do boneco animado, e ainda o Teatro Sesi, onde alunos que participavam de aulas fizeram apresentações de músicas com instrumentos de sopro, percussão e corda.

Além da coordenadora do Programa Vanessa Albano, acompanharam os Parlamentares Jovens, o Presidente do Legislativo Municipal Domingos Everaldo Kuhn, Vereador Anselmo Heimbecher Osório, Diretor Administrativo Ernesto Xavier de Oliveira Neto e a Assessora Parlamentar Josiane do Rocio Ligeski.