PARLAMENTO JOVEM É FINALISTA NO PRÊMIO SESI ODS PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO
O Programa Parlamento Jovem, realizado pela Câmara Municipal de Palmeira, será um dos premiados no Prêmio Sesi ODS 2018. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (7). O prêmio visa reconhecer o trabalho em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizados por organizações privadas e públicas de todo o Paraná.
Além de reconhecer os serviços públicos de qualidade, existem as categorias de indústria, empresa, terceiro Setor e instituição de Ensino. A iniciativa procura incentivar boas práticas e experiências bem-sucedidas no desenvolvimento da ODS.
O Programa Parlamento Jovem desenvolvido desde 2014, está em consonância com a ODS-4 de Educação de Qualidade que visa garantir e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos.
Em função da nota recebida já está garantido o recebimento do Selo Sesi ODS e certificado de finalista na categoria, porém em uma segunda fase os projetos finalistas passarão por uma avaliação formada por um comitê avaliador externo que escolherá o vencedor em cada subcategoria e a menção honrosa.
A Câmara de Palmeira concorrerá com os municípios de Curitiba, Araucária e Itaipulândia, sendo o único representante do Poder Legislativo Municipal a concorrer como finalista na categoria Poder Público Municipal.
A entrega da premiação acontecerá no Congresso Sesi ODS, no dia 30 de outubro, em Curitiba, sendo que em 2017 o Programa Parlamento Jovem ganhou o selo, certificado de finalista e troféu de Menção Honrosa.
Sobre o PJ de Palmeira
O Parlamento Jovem de Palmeira é realizado desde 2014 pela Câmara Municipal de Palmeira, em parceria com as escolas públicas da rede estadual e escolas privadas do município. O Programa é uma oportunidade para que jovens possam conhecer e experimentar, durante um ano, a jornada de trabalho dos vereadores e assim, possam contribuir para desenvolvimento do município, na promoção do protagonismo juvenil e na geração de lideranças.
O modelo implantado em Palmeira é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência no processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Vereadores, em uma fusão de educação para a cidadania com política participativa. O PJ não permite a reeleição para que uma quantidade maior de jovens tenham acesso a politização e a participação política.