Parlamento Jovem realiza 3ª Sessão deliberativa de 2019

por Ivano publicado 31/05/2019 12h56, última modificação 31/05/2019 12h56

A Câmara Municipal de Palmeira realizou na última quinta-feira (30), a 3ª Sessão Ordinária de 2017 do Parlamento Jovem, que contou com a presença de alunos do Colégio Sagrada Família. Foram deliberados sobre um projeto de lei, um anteprojeto de lei, um requerimento e 10 indicações.

Na tribuna a vereadora Estefani Gomes discorreu sobre a inclusão e exclusão social, a Vereadora Evelin Voichicoski Freitas sobre Sociedade de Consumo e Natureza, e o Vereador Fernando Andrade dos Santos sobre Mobilidade Urbana no Brasil. A Vereadora Gabrieli Viante defendeu o projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de Câmeras de Segurança nas Escolas Municipais e CMEI’S “O Projeto tem como objetivo atender a segurança de crianças dentro e fora de suas instituições de ensino, prevenindo possíveis tentativas de sequestro, depredações e condutas inadequadas dentro e fora das comunidades escolares”. O Vereador Eduardo Comin das Neves defendeu seu Anteprojeto que visa promover o Programa Feira Verde “o anteprojeto tem como seu maior objetivo a aprendizagem sobre a reciclagem e a sua grande importância na vida das pessoas e para meio ambiente”.

REQUERIMENTO

A vereadora Stefani Eurich Requer da Secretaria Municipal de Educação, informações sobre o processo da obra da Escola Municipal Ida Albach, localizada na localidade de Quero-Quero.

INDICAÇÕES

Sete indicações foram destinadas a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura: a Vereadora Luana Santana Sousa indica que veja da possibilidade de substituir as lâmpadas da ciclovia próxima a PR-151. A Vereadora Evelin solicita recapeamento asfáltico na Rua Jacob Stadler, localizada no Bairro Jardim Christine. A Vereadora Estefani indica a colocação de bomba e tubulação no poço artesiano comunitário, construído na propriedade de Roberto Gerninski, localidade de Faxinal dos Silva. A Vereadora Gabrieli para que seja realizado o patrolamento e cascalhamento, na estrada que inicia na propriedade do Sr. Jorge de Góes até a Igreja Luterana Bom Jesus, na localidade de Vieiras. A Vereadora Stefani Eurich indica a ampliação e substituição das lâmpadas do poste de iluminação pública no acesso da ponte do Rio Monjolo ao bairro Vila Rosa. Da mesma Vereadora solicitando que veja da possibilidade de recuperação da cabeceira e colocação de guard-rails na ponte sobre a linha férrea e Rio do Salto. O Vereador Fernando que seja realizada melhoria na infraestrutura da tubulação, colocação de tampa e cimentação em torno da rede de esgoto da Praça Raul Braz de Oliveira.

O Vereador Eduardo indica ao Departamento de Trânsito, que seja realizado manutenção do semáforo e substituição da placa digital de pedestre da Rua Santos Dumont, em frente a Secretária Municipal de Saúde. Também para o Dep. De Trânsito o Vereador Luiz Alberto Czelusniak Filho indica que seja que realizado pintura das faixas de pedestres, bem como as demais sinalizações no cruzamento da Rua Dom Alberto Gonçalves com a Rua José Adriano de Freitas, Bairro Rocio I.

A vereadora Fabiola Eloína Ferreira indica à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que seja efetuado mensalmente a coleta do lixo reciclável na localidade de Paiol do Fundo.

PROJETO E ANTEPROJETO DE LEI

O Projeto de Lei da Vereadora Gabrieli Viante que dispõe sobre a instalação de câmeras de segurança nas escolas municipais e CMEI’S e o Anteprojeto de Lei do Vereador Eduardo Comin das Neves que dispõe sobre a criação do Programa “Feira Verde” no âmbito do Município de Palmeira foram aprovados por unanimidade.

Vale lembrar que todas as proposições aprovadas no Parlamento Jovem necessitam serem propostas pelos vereadores orientadores para que após aprovação sejam encaminhadas ao Poder Executivo.

A 4ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem de Palmeira acontece no dia 27 de junho.