Parlamento Jovem realiza 4ª Sessão deliberativa de 2017

por Ivano publicado 03/07/2017 17h06, última modificação 03/07/2017 17h06
Alunos do Colégio Estadual São Judas Tadeu acompanharam a sessão.

A Câmara Municipal de Palmeira realizou na última quinta-feira (29/06), a 4ª Sessão Ordinária de 2017 do Parlamento Jovem, que contou com a presença de alunos do Colégio Estadual São Judas Tadeu. Foram deliberados dois projetos de lei, dois anteprojetos de lei, 03 requerimentos e 11 indicações.

TRIBUNA

Na tribuna a vereadora Jaquelyne do Valle dos Santos discorreu sobre seu anteprojeto de lei que dispõe sobre a implantação do Programa Municipal de proteção à voz do professor. Também usaram da palavra o vereador Mateus Mayer que defendeu seu anteprojeto que dispõe sobre a criação do Programa Recreio Orientado. O vereador Alisson propôs instituir a semana Municipal de conscientização sobre depressão infantil e na adolescência, a vereadora Sara Edueelynn dos Santos Machado propôs através de seu projeto de lei criar o cartão prioridade, que assegura o direito à preferência de atendimento em hospitais e Unidades Básicas de Saúde - UBS sediadas no Município de Palmeira, às pessoas com deficiência física, sensorial e/ou mental.

REQUERIMENTOS

O Vereador Mateus Mayer no uso de suas atribuições legais, solicita da Secretaria de Estado da Educação - SEED, a reforma da quadra poliesportiva (Iluminação, pintura, construção de arquibancada) no Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas - CEEPAGV.

A Vereadora Danielly Wümli requer encaminhamento de expediente à Secretaria de Obras e Infraestrutura, solicitando informações se há previsão de implantação de água tratada na estrada que liga a PR 151 a Santa Bárbara passando pelo Sitio Minguinho.

A Vereadora Pâmela Maria Stanski Da Luz, solicita informações da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, sobre o término da abertura da rua sem denominação em frente a Unidade Básica de Saúde do bairro Rocio II, bem como se há previsão de construção de galerias e pavimentação asfáltica.

INDICAÇÕES

Neste mês o Parlamento Jovem votou 11 indicações, uma delas destinada a Secretaria de  Educação e uma para o Departamento de trânsito, as demais foram destinadas para a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

O Vereador Alisson Eduardo B. Junior, indica à Secretaria Municipal de Educação, que veja da possibilidade de substituir as lâmpadas queimadas da quadra compartilhada da Escola Municipal do Campo Ida Albach e Escola Estadual do Campo de Quero-Quero.

A Vereadora Pâmela Maria Stanski da Luz, indica ao Departamento de Trânsito, que seja colocado placa de denominação na Rua  Augusto Stalchmidt, bairro Vila Rosa .

Onze indicações foram destinadas a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. A vereadora Jaquelyne do Valle dos Santos, indica à Secretaria de Obras e Infraestrutura, que seja construído local restrito de passagem de pedestres na trincheira que dá acesso ao bairro Rocio I e II. A mesma vereadora solicita que seja ampliado a rede de iluminação pública, na extensão da Rua São Sebastião, bairro Rocio II.

A Vereadora Sara Edueelynn dos Santos Machado, indica que seja realizado a canalização de esgotamento sanitário na localidade de Witmarsum.

O Vereador Mateus Mayer, solicita que seja realizado operação taba buraco na Rua Moysés Marcondes.

A Vereadora Isabela Mores Furmam, que seja construído calçadas em torno da rotatória que se encontra entre as Ruas Moysés Marcondes e Santos Dumont.

A Vereadora Danielly Wümli que seja realizada a contenção do barranco do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Alderico Viante.

A Vereadora Lívia Sanson, indica que seja realizado recuperação asfáltica, desde a propriedade do Sr. Eloi Sczpanski até a BR-277 Km 201, localidade de Vieiras.  A mesma vereadora solicita a recuperação asfáltica na Rua Sebastião Sanson, desde a propriedade do Sr. Orlei Furman até a propriedade do Sr. Marcos F. Blanc, localidade de Vieiras.

A Vereadora Priscila de Castro Souza indica que seja realizado patrolamento e cascalhamento na estrada desde a igreja católica da comunidade da Vilinha até a Igreja Católica da Comunidade de Rincão do Cocho.

PROJETOS E ANTEPROJETOS DE LEI

Os dois projetos e dois anteprojetos de lei foram aprovados por unanimidade.

Vale lembrar que todas as proposições aprovadas no Parlamento Jovem necessitam serem propostas pelos vereadores orientadores para que após aprovação sejam encaminhadas ao Executivo.

Os vereadores jovens no mês de julho estarão em recesso. A sessão especial de eleição da nova mesa diretiva está marcada para o dia 31 (trinta e um) de agosto, no horário de 14 hrs, em seguida sessão ordinária.