Parlamento Jovem realiza a 3ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2019

por mariane — publicado 04/11/2019 15h09, última modificação 04/11/2019 15h09

A Câmara Municipal de Palmeira realizou na última quinta-feira (31/10), a 3ª Sessão Ordinária de 2019 do Segundo Período Legislativo do Programa Parlamento Jovem, que contou com a presença dos alunos do 8º ano do Colégio Estadual São Judas Tadeu. Na oportunidade foram votados e aprovados 08 Indicações, 05 Requerimentos, 01 Anteprojeto e 01 Projeto de Lei.

Usaram da Tribuna para pronunciamento os Vereadores Jovens: Evelin V. Freitas (intolerância a religião); Fernando Andrade dos Santos (atendimento as pessoas com Transtorno do Espectro Autista); Luiz A. Czelusniak Filho (festival de música e dança) e Stefani Eurich (desmatamento na Amazônia).

Em discussão única foram aprovados os Requerimentos dos Vereadores:

- Fernando A. dos Santos para a Secretaria Municipal de Urbanismo, solicitando informações sobre o prazo estipulado para o término da obra do loteamento da região do Jardim Santa Rosa.

- Gabrieli Viante para Secretaria Municipal de Educação, solicitando informações sobre a existência ou não de projeto relacionado ao combate de abuso e violência sexual infantil.

- Estefani Gomes, ao Departamento de Estradas de Rodagens -DER, solicitando à construção de cobertura no ponto de ônibus localizado na PR 151 (500 metros da entrada da localidade de Poço Grande) e, também a possibilidade de realizar pavimentação asfáltica em frente ao referido abrigo.

- Luana Santana Sousa, requer da Secretaria de Estado da Educação - SEED, a construção de auditório e laboratório de Física, Química e Biologia no Colégio Estadual São Judas Tadeu.

- Evelin V. Freitas requer dos Caminhos do Paraná, a possibilidade de fazer uma meia rotatória ou melhorias no acesso da localidade de Witmarsum.

INDICAÇÕES

Para a Secretaria de Obras e Infraestrutura: A Vereadora Fabiola Eloina Ferreira, indica que seja realizado patrolamento e cascalhamento na estrada que inicia na localidade de Paiol do Fundo até a igreja católica. O Vereador Luiz Alberto, indica que seja realizado pavimentação asfáltica na Rua Pedro de Paula Teixeira. O Vereador Eduardo Comin das Neves, indica que seja realizado operação tapa buraco na Rua Albelegi Alves e patrolamento e cascalhamento no final de sua extensão. Do mesmo vereador, que seja tapado o buraco na Rua Tadeu Bruginski, no entanto, está indicação foi reprovada por todos os vereadores, visto que a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura antes da sessão já havia realizado a obra, não sendo mais necessário o envio da proposição. O vereador Eduardo agradeceu a agilidade e rapidez na realização das obras a referida Secretaria. A Vereadora Stefani Eurich, indica a colocação de lixeiras para descarte de lixo reciclável em pontos estratégicos na estrada principal da localidade de Quero-Quero, bem como agendamento para o recolhimento dos mesmos.

À Secretaria Municipal de Educação: O Vereador Fernando indica que vejam a possibilidade de enviar mesas e bancos ao refeitório da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora do Rosário, localidade de Vieiras. Vereadora Stefani indica a possibilidade de construir um Centro de Educação Infantil – CMEI na localidade de Witmarsum.

À Secretaria Municipal de Meio Ambiente: O Vereador Eduardo Comin das Neves, indica que seja instalado mais pontos de distribuição de água pelo Cemitério Municipal de Palmeira.

ANTEPROJETO DE LEI

O Vereador Fernando Andrade dos Santos, dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados existentes no âmbito do Município de Palmeira o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, como inserirem nas placas de atendimento prioritário o Símbolo Mundial do Autismo e estende a garantia e atendimento preferencial a vagas especiais de estacionamento.

PROJETO DE LEI

O Vereador Luiz A. Czelusniak Filho, Institui no Calendário Cultural do Município de Palmeira o Festival de Música e Dança e dá outras providências.

As proposições aprovadas pelo Parlamento Jovem, seguem agora para avaliação dos Vereadores padrinhos, que poderão ser propostas em Plenário pelo Parlamento Convencional.

A próxima Sessão do Programa Parlamento Jovem será itinerante e acontecerá no dia 28 de novembro, às 14 horas, no salão do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves.