Parlamento Jovem realizou Sessão Itinerante no CEDAG

por mariane — publicado 03/12/2019 10h27, última modificação 03/12/2019 10h27

No último dia 28/11, o Programa Parlamento Jovem realizou a 8ª Sessão Ordinária de 2019 do Segundo Período Legislativo, sendo que a mesma foi itinerante, realizada nas dependências do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves – CEDAG. O intuito da 2ª sessão itinerante da história do Parlamento Jovem foi aproximar o Poder Legislativo da comunidade.

Contou com a presença de alunos do CEDAG, e estiveram prestigiando a sessão os Vereadores Domingos Everaldo Kuhn e João Alberto F. da Costa.

A sessão itinerante seguiu o mesmo rito de uma Sessão Ordinária realizada na sede do Legislativo.

Na oportunidade foram deliberados 15 Indicações, 02 Requerimentos e 01 Projeto de Lei.

Usaram da Tribuna para pronunciamento os Vereadores Jovens: Fernando Andrade dos Santos (importância dos cursos técnicos), Luana Santana Souza (porte de armas) e Fabíola Eloina Ferreira (defendeu o projeto de lei referente a semana de prevenção à saúde masculina).

Em discussão única foram aprovados os Requerimentos dos Vereadores Jovens:

- Evelin Voichicoski Freitas para a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, solicitando informações sobre a existência ou não de projeto de pavimentação asfáltica na Rua Heitor Stockler de Freitas localizada no bairro Rocio I.

- Gabrieli Viante para a Secretaria de Estado da Educação – SEED, solicitando reforma da quadra poliesportiva do Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte, na localidade de Vieiras.

INDICAÇÕES

Para a Secretaria de Obras e Infraestrutura: A Vereadora Estefani indica realização de patrolamento e cascalhamento na estrada popularmente conhecida como “estrada do galo”, que compreende desde a PR-151 até a propriedade do Sr. Nelson Kavalkieviscz, e também, na estrada que inicia na PR-151 até a propriedade do Sr. Germario Freitas Gomes.

A vereadora Luana, indica a possibilidade de reformar o deck de madeira da Praça Raul Braz de Oliveira.  Vereadora Evelin indica a substituição de lâmpadas na Travessa Dona Helena, localizada no bairro Jardim Cristine. Vereadora Fabiola, indica o patrolamento e cascalhamento na estrada que inicia na localidade de Rincão do Cocho até a igreja evangélica.

Do vereador Luiz Alberto Czelusniak Filho, três indicações: a possiblidade de instalação de iluminação pública, na trincheira do bairro Rocio II; recapeamento asfáltico na Rua Cel. Ottoni Ferreira Maciel; e patrolamento e cascalhamento na estrada do corredor, desde a propriedade da Srª. Ivete Kuhn até a PR-151. O vereador Eduardo Comin das Neves, indica a realização de pavimentação asfáltica na Rua Eulina Cruz Zanetti, bairro Colônia Francesa. E o Vereador Fernando indica que sejam realizados reparos no calçamento em frente à entrada da Escola Municipal Professor Eurides Teixeira de Oliveira.

Para à Secretaria Municipal de Educação: Vereadora Stefani Eurich, indica a possibilidade de instalar rede de proteção entre o posto de saúde e a quadra esportiva da Escola Municipal Ida Albach na localidade do Quero-Quero e que seja feita a troca de lâmpadas na referida quadra. O Vereador Fernando, sugere a revitalização e ampliação do playground da Escola Municipal Professor Eurides Teixeira de Oliveira, e também a possibilidade de instalação de bebedouros na Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes. O Vereador Eduardo Comin das Neves, indica ao Departamento de Trânsito, que estude a possibilidade de estabelecer estacionamento em diagonal para veículos nas ruas Conceição e Cel. Macedo. A indicação da Vereadora Fabiola à Secretaria de Meio Ambiente, para a realização de serviços de jardinagem e paisagismo no pátio das escolas compartilhadas Municipal de Colônia Maciel e Estadual Professor Leonardo Salata, foi reprovada.

PROJETO DE LEI

Foi aprovado o Projeto de Lei elaborado pela vereadora Fabiola, o qual dispõe sobre a implantação da Semana de Prevenção à Saúde Masculina no âmbito do Município de Palmeira. Segundo a Vereadora “O Projeto visa a conscientização dos homens, pois eles são conhecidos por darem menos atenção à saúde e fazerem menos consultas médicas e exames preventivos. O preconceito e a falta de tempo ainda são as causas apresentadas pelos homens para esta ausência de cuidado com a sua saúde. O objetivo de instituir uma semana municipal da saúde masculina é estimular a prevenção de doenças e a realização de exames periódicos de saúde.”

As proposições aprovadas pelo Parlamento Jovem, seguem agora para avaliação dos Vereadores padrinhos, que poderão ser propostas em Plenário pelo Parlamento Convencional.

ENCERRAMENTO

No dia 05 de dezembro às 14h, na sede da Câmara Municipal, acontecerá a Sessão Solene de encerramento da edição 2019 do programa Parlamento Jovem.