Projeto do SAMU é aprovado em Sessões Extraordinárias

por Ivano publicado 01/03/2018 08h30, última modificação 01/03/2018 08h30

Nos dias 27/02 e 28/02, aconteceram no plenário da Câmara Municipal, Sessões Extraordinárias, onde foi apreciado em 1ª e 2ª discussão o Projeto de Lei 4958, que Ratifica o protocolo de intenções celebrado com Municípios da Região dos Campos Gerais e autoriza o ingresso do município de Palmeira no CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL SAMU CAMPOS GERAIS – CIMSAMU e dá outras providências.

O SAMU – 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criado no Brasil em 2003, para a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS.

Segundo seus princípios e diretrizes deve coordenar meios, processos e fluxos que visem a sobrevivência do paciente interagindo com todos os componentes da rede de assistência local à saúde.

A Central de Regulação do SAMU permite que se estabeleça uma porta aberta de comunicação do público com o Sistema de Saúde, que deve ter o pedido de socorro acolhido, priorizado e atendido no menor intervalo de tempo possível, no local mais adequado à resolução do problema de saúde.

Neste consórcio integrará 28 Municípios, sendo 12 componentes da 3ª Regional, 09 da 4ª Regional e 07 da 21ª Regional de Saúde.