SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FAZ EXPLANAÇÃO AOS VEREADORES DO FUNCIONAMENTO DA CENTRAL DE AGENDAMENTO E ATENDIMENTO AO CIDADÃO.

por Ivano publicado 12/04/2023 08h32, última modificação 12/04/2023 08h32

Nesta terça-feira (11/04) no plenário da Câmara Municipal de Palmeira, a Secretaria Municipal de Saúde realizou explanação a respeito do funcionamento da Central de Agendamento e Atendimento ao Cidadão.

A explanação ficou por conta da Secretária Ana Paula Ferreira Marques e outros servidores, e foi uma iniciativa do vereador Egon Krambeck, por intermédio de Requerimento verbal ocorrido na Sessão ordinária realizada em 04/04/2023.

Essa reestruturação junto a Rede Municipal de Saúde ocorre desde o ano de 2022 e continua em 2023, desde então o serviço foi ampliado com a realocação de profissionais e dado início a implantação da Central de Agendamento e Atendimento ao Cidadão da Secretaria Municipal de Saúde.

Essa Central de Agendamentos encaminha pacientes usuários do SUS para consultas com médicos especialistas em várias áreas (cardiologia, ortopedia, dermatologia, dentre outras), bem como exames laboratoriais e de imagem através do Consórcio Intermunicipal CIMSAÚDE custeado pela Prefeitura Municipal para ser utilizado durante toda vigência do contrato.

Com Recursos Próprios, a Central de Agendamento possui 9 atendentes, com capacidade de agendamento e acolhimento a todos os munícipes, e conta com novo número de atendimento (62) 8218-6805 via aplicativo de mensagem “Whatsapp”, sendo que esta nova estrutura está funcionando com muitas diferenças para melhorar o atendimento, por meio de uma nova organização de trabalho e profissionais especializados como técnicos em sistemas e assistente social, com isso o agendamento de exames e consultas especializadas têm demonstrado respostas mais rápidas para a população.

O coordenador André Albuquerque da Seção de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (SCRACA) da 3ª Regional de Saúde da SESA esteve presente em reunião técnica com o novo setor no mês de fevereiro destacando que a estrutura atual do serviço é considerada excepcional tendo em conta a capacidade técnica e a nova organização do serviço.

Esse setor está trabalhando também na conscientização dos pacientes sobre a importância do comparecimento às consultas, pois ainda têm um alto índice de faltas, inclusive realizando busca ativa dos usuários no ranking de espera.

A Secretaria de Saúde ainda informou que apenas no mês de março de 2023 a Central de Atendimento foi responsável pelo agendamento de 283 consultas com médico especialista (CIMSaúde), 347 exames e consultas especializadas (sistema Care), 350 ultrassonografias e 537 exames laboratoriais e de imagem especializados (CIMSaúde) incluindo exames de tomografia, ressonância, ultrassom, audiometria, cintilografia entre outros e consultas especializadas como dermatologista, endocrinologista, pneumologista, cardiologista, oftalmologia pediátrica, neuropediatria entre outros. Consultas médicas de especialidades como oncologia, pneumologia, nutricionista, fonoaudiologia entre outros não possuem fila de espera em 2023.

A secretaria ainda informou que todas as dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas à Central de Agendamento e Atendimento ao Cidadão e a Secretaria Municipal de Saúde, se colocando à disposição para demais esclarecimentos.