Vereadores de Palmeira propõem congelar os próprios subsídios por quatro anos

por mariane — publicado 28/02/2020 08h44, última modificação 28/02/2020 08h44

Os subsídios dos vereadores de Palmeira devem permanecer congelados nos atuais R$ 4.622,33 (valor bruto) para a próxima legislatura. Na quinta-feira (27/02), a mesa diretiva da Câmara Municipal de Palmeira, formada pelo presidente Domingos Everaldo Kuhn, vice-presidente Arildo Santos Zaleski, e pelos primeiro e segundo secretários Anselmo H. Osório e Marcos Ribas, protocolou projeto de lei fixando os subsídios dos vereadores e presidente da Casa (esse de R$ 6.438,83) para a próxima legislatura, entre 2021 a 2024.  Esse projeto ganhou o nº 5448.

Também o mesmo deverá acontecer com os Secretários Municipais, que por intermédio do Projeto de Lei nº 5447 deverão ter seus salários também congelados em R$ 7.400,04. Já o Procurador Municipal deverá receber esse mesmo valor, e o Chefe de Gabinete R$ 5.436,51.

Por sua vez o Prefeito Municipal poderá ter seu subsídio fixado para os próximos 4 anos em R$ 21.000,00, valor esse do resultado das conversas realizadas com os profissionais médicos efetivos do município, que estiveram presentes na câmara, e em reunião com os vereadores relataram as dificuldades enfrentadas, pois os mesmos sofrem desconto na folha de pagamento em virtude do disposto no Artigo 37, inciso XI da Constituição Federal.

Dessa forma, percebeu-se que o médico que atende a comunidade está sofrendo impacto financeiro em seus rendimentos, e, consequentemente podendo gerar um desinteresse da área médica. Esses médicos atendem as ESF (Estratégia de Saúdes da Família) do município.

Os estudos e levantamentos realizados pelo Departamento de Contabilidade do Legislativo, mostrou que entre 13 municípios da região, os vereadores de Palmeira recebem o 11º maior salário, ficando à frente somente de Teixeira Soares (R$ 4.610,38) e São João do Triunfo (R$ 3.989,65).

Nesses estudos realizados, pode-se verificar que os Secretários Municipais recebem somente R$ 399,16 acima da média geral desses municípios.

Para a fixação do subsídio do Prefeito Municipal foi levado em consideração, além dos salários totais dos médicos efetivos, o subsídio do Prefeito Municipal de São João do Triunfo, que com uma população de 14.996 recebe o valor Bruto de R$ 20.141,56.

No site palmeira.pr.leg.br (matérias legislativas) todos tem acesso às íntegras dos Projetos de Lei.